quinta-feira, 13 de junho de 2013

1° Congresso Latino Americano de Cultura Viva Comunitária


Olá amigas e amigos do Coletivo Onírico hoje farei aqui um breve relato do sonho projetado, esperado e vivido em La Paz no Estado Plurinacional da Bolívia: O Congresso Latino Americano de Cultura Viva Comunitária.
 
Estivemos Henrique e eu nesse grande encontro sonhado por hermanos e hermanas de 17 países da Latino América que tem o ideal de valorizar a Cultura Viva Comunitária , a cultura dos povos originais , dos mestres da sabedoria popular, o respeito a cultura da terra, o respeito a Pacha Mama, e além disso pretende que a Cultura Viva Comunitária seja parte da política pública nacional de cada país envolvido. Escrevendo pelas sabias palavras de Ivan Nogales, o grande sonhador desse encontro: O sonho de juntos descolonizarmos a Latino América e ocuparmos de volta nosso território começando pelos nossos corpos.

Ivan Nogales em discurso na abertura do Congresso
 
Chegar a La Paz é um baque, os 3660 metros de altitude derrubam qualquer estrangeiro, causando o Soroti, o mal das alturas, “hay que comer poquito, caminhar lentito e dormir solito”  foi a dica do taxista ao chegarmos em na cidade. A primeira coisa que eu achei diferente foi me deparar com La Marcha, a passeata é um habito  na Bolívia, percebi que os trabalhadores são organizados e marcham juntos pelos seus direitos, algumas marchas são mais pacificas outras com rojões , mas ali em La Paz todo dia é dia de Marchar. Na rua a visão de varias barraquinhas de comércio que “substituem” os supermercados, vende - se tudo: frutas, água, produtos de limpeza etc. As Cholas, mulheres indígenas, circulam com seus trajes típicos mostrando a exuberância da feminilidade latina e aos domingo realizam lutas como esporte! Na rua se resolve tudo:passeatas, trocas, música, pequenas fogueiras, cozinha... E ao redor mil casas empilhadas montanha acima lembrando uma familiar favela brasileira.

Nós do Coletivo Onírico fomos com a missão de nós integrarmos à construção colaborativa desse congresso, não havia ali nada pronto ou formatado, senti que a produção era como um organismo permeável e a chegada de cada participante do congresso era uma potência colaborativa. E ai começou a função receber e cuidar do pessoal, cadastrar, mapear, cobrir, escrever, comunicar, elaborar a logística das ações, hacer fiestas e outras mil funções. O Coletivo se integrou bem na produção com o pessoal de Campinas, Pontão NINA Griô e Coletivo Moinho, as minas de São Carlos/SP do Pontão de Cultura  Nós Digitais Teia, os meninos do Coletivo Soylocoporti de Curitiba, a Patricia do Coepi - Pirinópolis, a Reina e Tatiana do COMPAS La Paz , a Besni da UNILA ,Lab Grio UFRJ com Santini e Aline. Pessoas queridas que fizeram parte do cotidiano da experiência vivida em La Paz.

Em entrevista no Programa de Televisão do Pépe junto
com os Mestres Alcides e Marquinhos.


Henrique e eu no frio de La Paz!

E nesse clima completamente colaborativo que começa o 1 º Congresso Latino Americano de Cutura Viva Comunitária,  liderados pelo escritor, diretor teatral do COMPA e sonhador Ivan Nogales. Realizamos  os “Assaltos Poéticos” com o objetivo de retomar cada um dos 5 espaços públicos pela cultura popular boliviana. Os assaltos representaram, como um todo, a luta do povo latinoamericano por sua independência e soberania. “Tomar o céu de assalto é tomar a vida com poesia, ou seja, com alegria plena”, explica Nogales.
Seguimos a rotina de produção, painéis de debates, oficinas, comunicação compartilhada, almuerços coletivos, expressões artísticas,rituais e encontros. Coloco abaixo o tema de alguns painéis debates e oficinas que foram realizados:
Painel de debate de Políticas Públicas Locais, Nacionais e Continentais de Cultura Viva Comunitária. Oficina de Georeferenciamiento Cultural:Cultura Digital, Comunicação Compartilhada e Cartografia Colaborativa” cultura digital en red y mapeamiento de Plataforma Puente. Painel Debate: Dados Abertos, Participação, Educação e Democracia Digital;Painel Inaugural: Cultura Viva Comunitária e Democracia. Também tivemos Os Ciclos de Visão com 16 mesas, ai vão alguns destaques:Memória e patrimônio para a construção do futuro dos povos;Arte para a Transformação Social,Educação para a vida e a cultura; Despatriarcalização e Desconilização; Feminismo y Cultura Comunitária.
Todos esses temas foram debatidos por gestores culturais , lesgisladores , artistas, arte educadores, agentes culturais, indígenas e mestres griôs. Toda latino américa reunida  construindo uma nova narrativa  na cultura desse continente!
O Congresso foi um momento para comissão brasileira conversar e firmar seus pactos, ali no Hotel John Wesley (antigamente frequentado pelo revolucionário Che Guevara) houve um grande encontro de pontos de cultura , de agentes do governo, aliás o Congresso é inspirado pelo programa brasileiro Cultura Viva idealizado por Célio Turino.
 
                                                              Célio Turino no dia da abertura

                                                                       Festa Latina!
 

Já de noite, após os Assaltos Poéticos

Niño boliviano!  :)


                                                                       Ritual a Pacha Mama
 

 
Texto: Flávia Machado
Fotos: Cobertura Colaborativa de Mídia
 

Um comentário:

  1. Que linda Fávia Machado! Ótimo texto, vivência maravilhosa, inspiradora, ONÍRICA!!! Vamos VIVENCIAR MAIS arte e cultura aqui no Brasil também, a cultura GriÔ, os encontros, as ruas, as praças, o povo, os saraus, os Cultiva Cultura, as manifestações!!! Viva Cultura Viva Comunitária!!!

    ResponderExcluir